Glossário

- Amanoncia - v. Amansar um cavalo sem o montar. Domesticar um animal, tirar-lhe as manhas, por meios brandos, sem o molestar. Fazer carinhos com as mãos nos potros que estão sendo domados a fim de tirar-lhes as cócegas.
- Amosso - relativo a amossar, fazer mossas em alguma coisa, ou seja, fazer
marcas, amassados, cortes, cavidades em algo. 
- Apeiar - v. Apear, descer do cavalo, desmontar.
- Aplasta - adj. Cansado, abatido, esmorecido, fatigado, desanimado. Diz-se do animal e, p. ext., das pessoas.
- Aporrea - De aporrear, v. Domar o cavalo de modo incorreto, de forma a deixá-lo velhaco, cheio de manhas, ou rebelde ao ponto de não se deixar mais amansar.
- Camboteando - De cambota, arq constr armação arqueada, de madeira, que serve de molde e de suporte para a construção de arcos e abóbadas; címbrio, gambota. 2. carp peça, ger. de madeira, em arco, que assenta horizontalmente no alto de nichos, altares etc. para servir de apoio ao dossel.
- Caudilhada - Derivado de caudilho, capaz de comandar grande número de pessoas e prender a atenção de vastas multidões entusiasmadas.
- Cincha - s. Peça dos arreios que serve para firmar o lombilho ou o serigote sobre o lombo do animal.
- Escaramuçam - De escaramuça, s. Ato de obrigar o cavalo, por meio de movimentos de rédea e de pernas, a efetuar diversas evoluções, como arrancar para a frente, voltar-se para trás, volver para a direita ou para a esquerda, parar e partir repentinamente, etc.
- Guapea - v. Mostrar ânimo, coragem, valor, resistência.
- Pealo - s. Ato de arremessar o laço e por meio dele prender as patas do animal que está correndo e derrubá-lo
- Quincha - s. Teto de palha. Pequenos pedaços de coberta de palha que se unem uns aos outros para formarem a cobertura da casa ou da carreta.
- Rebolquea-se - v. Rolar o animal pelo chão, fazendo movimentos com a intenção de libertar-se da armada que o prende.
- Redepente - s. Repente, ímpeto, relance.
- Riscado - s. Movimento rápido a cavalo, disparada.
- Teatino - adj. Diz-se do cavalo, ou de outro animal, ou de objeto, que não tem dono, ou de que se desconhece o dono. || Aplica-se à pessoa que anda fora de sua terra, longe de sua querência, como animal sem dono.
- Tenteia - Ato de tentear, de economizar. || A direção, o governo das rédeas do animal de montaria.
- Tristura - Tristeza, abatimento. É termo muito usado em relação a animais que estão doentes, mas também se emprega em referência a pessoas.
- Um - s. Uma pessoa, a gente. Corresponde a on, no francês, e a man, no alemão. “Quando um se enamora”, isto é, quando a gente ou quando a pessoa se enamora.
- Varada - adj. Diz-se da pessoa ou animal que se encontra delgado por falta de alimentação ou de água.

Postagens mais visitadas